Fasol

Página

fasol-sl

O FÓRUM AMAZÔNICO DE SOFTWARE LIVRE é um evento promovido anualmente pela Comunidade OpenTapajós de Software Livre sempre em parceria com diversas instituições de ensino, ONGs, empresas e os governos municipal, estadual e federal, além da sociedade civil organizada.

A Comunidade OpenTapajós Software Livre, instituição sem fins lucrativos, acredita no potencial social, econômico e tecnológico do “Software livre” para o desenvolvimento da região amazônica e procura através do FASOL promover a democratização no uso da tecnologia da informação através do Software Livre.

O FASOL, tem o objetivo de, esclarecer a comunidade sobre o software livre e sua utilidade, através de palestras e minicursos. Nas palestras, mostraremos um panorama político e técnico sobre o uso do software livre, a fim de mostrar uma melhor forma de contribuição do software livre para o desenvolvimento tecnológico e social na região.

O Fórum é um importante evento para o desenvolvimento da região amazônica, principalmente no Pará, se destacando no cenário nacional pelas participações consistentes através de Minicursos, palestras e outros métodos de ensino, de Profissionais Qualificados e conhecidos no Brasil e no Mundo por sua grande contribuição com o software livre no desenvolvimento das diversas áreas de atuação.

Histórico

FASOL 2009

logo_fasol

O Fórum amazônico foi realizado pela primeira vez em 2009 através do esforço de alunos do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará em parceria com a Empresa Júnior – EJUMP. Na sua primeira edição o FASOL contou com 250 inscrições e foi realizado no Campus de Santarém da UFPA.

[nggallery id=1]

FASOL 2010

logo2010

Sua segunda edição aconteceu no Espaço Pérola do Tapajós, localizado no parque da Cidade de Santarém. A realização do evento foi uma parceria entre acadêmicos do Sistemas de Informação da UFOPA (antiga UFPA) e a Coordenação do Curso. Uma grande estrutura foi montada no local para receber o evento com mais de 250 computadores. Palestrantes de Belém, Manaus e Recife estiveram presentes nesta edição que contou com mais de 700 inscritos e mais de 7 mil visitantes nos 4 dias de evento.

[nggallery id=2]

FASOL 2011

logo-2011

No ano de 2011 o FASOL foi acolhido pelo Campus de Santarém do Instituto Federal do Pará – IFPA que foi parceiro na realização do evento. A terceira edição foi marcada pela criação da Comunidade OpenTapajós Software Livre, formada em grande parte pelos idealizadores do evento. O evento teve o maior número de convidados de todas as edições, ao todo, 15 convidados de diversas regiões do Brasil estiveram presentes. O evento também manteve um grande número de inscritos superando os 700 do ano anterior.

[nggallery id=3]

FASOL 2012

logo2012

Em 2012 o evento voltou às suas origens e foi realizado na universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Uma grande estrutura com 2 auditórios, 3 laboratórios, além da área de acesso livre receberam as atividades do evento entre palestras, minicursos, Rodas de conversa, cineclube, install fest e outros. Os principais convidados foram Cicero Moraes e Eriberto Mota.