OpenTapajós forma 1ª Turma em Robótica e Automação

Padrão

Sempre antenados com os assuntos de vanguarda que giram pelo mundo do Software Livre a OpenTapajós tomou a iniciativa de formar a primeira turma com o tema de Robótica Livre da cidade de Santarém usando a plataforma de hardware livre Arduíno. O curso foi realizado no período de 13 de Abril a 04 de Maio sempre aos sábados e contou com a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA que cedeu um laboratório e também algumas placas Arduíno para que o curso fosse realizado.

[nggallery id=6]

O Arduíno é uma plataforma que foi criada para suprir a demanda dos entusiastas de eletrônica que gostariam de uma forma barata e mais fácil de usar e programar microcontroladores para seus circuitos mais complexos. Com o Arduíno, aqueles que já têm algum conhecimento mínimo de programação têm um equipamento prático de utilizar sem exigir grandes conhecimentos de eletrônica; outros que conhecem eletrônica têm uma plataforma fácil de realizar uma interação de alto nível; e alguns que não têm conhecimento nenhum, podem partir do zero e chegar a algo funcional com facilidade.

No dia 13 de Abril iniciou o curso com a temática INTRODUÇÃO A ROBÓTICA/AUTOMAÇÃO – Usando a plataforma Arduíno para resolver problemas do mundo real. Logo no primeiro dia percebemos que o desafio ia ser grande, pois tínhamos desde professores com titulação de mestre a alunos do segundo grau, o publico que foi alcançado pelo curso tinha uma grande diferença de nível acadêmico, mas que pela didática usada pelos instrutores Rafael Brelaz e Luiz Felipe para que essa diferença fosse suprimida notou-se uma boa interação e troca de experiências entre os alunos.

O curso teve os módulos básicos sobre eletrônica, robótica, automação, programação e tudo isso sempre sendo explorado de maneira prática para que o aluno pudesse aprender com as experiências ali passadas. Foram feitos exemplos práticos usando abstrações com leds , buzers (pequeno alto-falante) e botões ativadores, para a interação com o mundo real o curso contou com sensores de temperatura e luminosidade que foram explorados de várias maneiras.

Além, claro, do aprendizado prático na montagem dos circuitos eletrônicos o curso deu toda a base teórica para que os alunos pudessem sair com a melhor experiência possível, focando bastante na parte de programação com a linguagem C/C++/processing que é a linguagem usada nas placas Arduíno.

Passado os dois primeiros sábados do curso, na penúltima aula foi lançado um desafio aos alunos, com alguns componentes deveriam montar projetos que pudessem ser usados em ambientes domésticos, empresariais ou em escolas e Universidades, e os projetos mostrados nos surpreenderam positivamente, com sistemas de alerta de incêndio, contadores de pessoas para não haver superlotação em espaços fechados entre outros que também se mostraram uteis para o dia a dia.

No final do curso foram feitos sorteios, de um quite Arduíno e um Livro com os primeiros passos para usar o microcontrolador em projetos caseiros. Este foi apenas o primeiro curso realizado pela Comunidade OpenTapajós Software livre, já estamos trabalhando para a segunda turma de Introdução a Robótica com Arduíno, e também novidades sendo aguardadas para o próximo semestre.

Aos que se interessam pelo usos compartilhado do conhecimento e querem contribuir ou apenas aprender um pouco mais, fiquem sempre atentos ao site da comunidade, que é o: http://www.opentapajos.org/ e também na nossa página no facebook onde as notícias saem mais rápido http://www.facebook.com/OpenTapajos